Enantato de testosterona: o que e e efeitos colaterais

Dr. Gonzalo RamirezClinico Geral e PsicologoMaio 2021

A injecao de testosterona e um medicamento indicado para pessoas com hipogonadismo masculino, que se caracteriza por uma doenca em que os testiculos produzem pouca ou nenhuma testosterona. Apesar do hipogonadismo masculino nao ter cura, os sintomas podem ser atenuados com reposicao hormonal.

Embora este medicamento seja indicado para o tratamento do hipogonadismo masculino, tem sido cada vez mais frequente o abuso de injecoes de testosterona ou derivados, tambem conhecidas por esteroides anabolizantes, como e o caso do enantato de testosterona ou propionato de testosterona, por exemplo, em atletas de alta competicao e amadores, que usam estes remedios para obter maior desempenho muscular e melhor aspeto fisico, sem terem conhecimento dos seus reais beneficios e potenciais efeitos colaterais.

Enantato de testosterona: o que e e efeitos colaterais
Possiveis efeitos colaterais
As reacoes adversas mais frequentes que podem ocorrer durante a utilizacao de injecoes de testosterona sao dor, inchaco e coceira no area de injecao, tosse e falta de ar.

No entanto, para pessoas que usam estes medicamentos indevidamente e com frequencia, podem ocorrer efeitos adversos mais graves, como:

Homens Mulheres Ambos os sexos
Diminuicao do tamanho dos testiculos Alteracao da voz Aumento dos niveis de LDL e reducao do HDL
Ginecomastia (aumento das mamas) Pelos faciais Aumento do risco de tumores e danos no figado
Diminuicao da producao de espermatozoides Irregularidades menstruais Agressividade, hiperatividade e irritabilidade
Impotencia e infertilidade Aumento do tamanho do clitoris Queda de cabelo
Estrias Diminuicao das mamas Acne
Masculinizacao Problemas cardiovasculares
Alem disso, em adolescentes, a administracao de testosterona pode causar o fechamento prematuro das epifises, que sao estruturas presentes nos ossos e que permitem o crescimento. Isso significa que a administracao de testosterona na adolescencia pode prejudicar o crescimento.


Enantato de testosterona: o que e e efeitos colaterais
Porque acontecem estes efeitos colaterais?
1. Acne
A provavel causa da acne como efeito adverso, esta relacionada com a estimulacao das glandulas sebaceas, pela testosterona, em produzir mais oleo. Os locais geralmente afetados sao o rosto e as costas.

2. Estrias
O aparecimento de estrias nos bracos e nas pernas esta associado ao rapido crescimento muscular, induzido pelos esteroides.

3. Alteracoes nas articulacoes
O uso abusivo e indiscriminado de esteroides anabolizantes pode aumentar o risco de lesoes nos tendoes, pois a estrutura osteoarticular nao consegue acompanhar o crescimento dos musculos, inibindo a sintese de colageno em ligamentos e tendoes.

4. Atrofia dos testiculos e diminuicao dos espermatozoides
Quando os niveis de testosterona estao muito altos, o organismo passa a inibir a producao deste hormonio. Este fenomeno, denominado por retroalimentacao negativa ou comments negativo, consiste na inibicao da secrecao de gonadotrofinas pela testosterona que esta em excesso. As gonadotrofinas sao hormonios secretados no cerebro, que estimulam a producao de espermatozoides nos testiculos. Emblem, se sao inibidas pela testosterona, vao deixar de estimular os testiculos a produzir espermatozoides, podendo causar atrofia testicular e infertilidade.


5. Alteracoes no desejo sexual e impotencia
Geralmente, quando se comeca a utilizar esteroides anabolizantes, ocorre aumento do desejo sexual, porque os niveis de testosterona aumentam. Porem, devido ao mecanismo de comments negativo, o corpo pode a inibir a producao de testosterona a partir do momento em que os niveis deste hormonio atingem uma determinada concentracao no sangue, o que pode acabar resultando em impotencia sexual.

six. Aumento das mamas em homens
O aumento das mamas em homens, tambem conhecido por ginecomastia, ocorre porque a testosterona e derivados em excesso sao convertidos em estrogenios, que sao hormonios femininos responsaveis pelo aumento das glandulas mamarias.

7. Masculinizacao da mulher
Nas mulheres, o uso de esteroides anabolizantes pode causar hipertrofia do clitoris, aumento de pelos faciais e corporais e mudanca no timbre de voz, que sao caracteristicas sexuais masculinas, induzidas pela testosterona.

Alem disso, o uso de testosterona pode afetar o ciclo menstrual da mulher, podendo, em alguns casos, causar a interrupcao completa do ciclo.

8. Risco de doenca cardiovascular
Os esteroides anabolizantes levam a diminuicao do colesterol bom (HDL) e ao aumento do mau colesterol (LDL), da pressao arterial e do ventriculo esquerdo, que sao fatores de risco para desenvolver doenca cardiovascular. Alem disso, o aumento do ventriculo esquerdo do coracao tem sido associado a arritmia ventricular e morte subita.

9. Problemas no figado
O uso indevido de injecoes de testosterona, alem de ser toxico para o figado e de muitas das substancias usadas serem resistentes a metabolizacao, tambem contribui para o aumento dos niveis de algumas enzimas que estao relacionadas a toxicidade do figado, o que pode causar danos, ou mesmo tumores.

10. Queda de cabelo
A queda de cabelo hormonal, tambem conhecida por alopecia androgenetica ou calvicie, ocorre por acao da dihidrotestosterona, que e um derivado de testosterona, nos foliculos pilosos. Em pessoas com predisposicao genetica, esse hormonio liga-se aos receptores presentes no couro cabeludo, levando ao afinamento e queda dos fios. Assim, o uso de enantato de testosterona preco farmacia testosterona e derivados pode agravar e acelerar esse processo, por aumentar a quantidade de dihidrotestosterona que se liga aos foliculos.


Como usar
A administracao deste medicamento deve ser realizada por um profissional de saude, e as doses devem ser adaptadas a cada pessoa, de acordo com a necessidade hormonal individual. E importante que a administracao de testosterona seja feita de forma lenta para evitar reacoes adversas imediatas, como dificuldade para respirar, por exemplo.

Quem nao deve usar
As injecoes de testosterona e derivados nao devem ser usadas em pessoas com:

Alergia a substancia ativa ou a qualquer outro componente do medicamento;
Carcinoma dependente de androgenios ou suspeita de carcinoma prostatico, porque os hormonios masculinos podem aumentar o crescimento do carcinoma da prostata;
Tumor do figado ou historico de tumor no figado, pois foram observados casos de tumores no figado benignos e malignos apos enantato de testosterona ciclo o uso de enantato de testosterona;
Niveis de calcio elevados no sangue associados a tumores malignos.
Alem disso, este remedio tambem nao deve ser usado em criancas, mulheres, gravidas e lactantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *